segunda-feira, 18 de março de 2013

O social em rede e sem rede...

Antes de existirem redes sociais, o Café aqui já existia. A rede social eram os outros blogues e comentadores interagindo entre si, dando, por vezes, origem a debates, discussões e rixas, que faziam muito boa gente ficar horas acordado. Daí talvez a designação de Café da Insónia.
Os tempos mudaram e a minha lista de blogues mais parece um cemitério deles. 
As modas e os hábitos vão e voltam, mas há algo que não deixa morrer aqui o café: primeiro, a saudade de anos atrás quando o saudável acto de ler estava intrinsecamente ligado ao de escrever; segundo, a funcionalidade do modelo blogue continua a ser uma realidade.
Para trás, fica o desengano da suposta "maior interactividade" das redes sociais. Este nunca deveria ser surpresa - as redes sociais são apenas um mero reflexo da realidade das relações sociais, onde prevalece a falsidade, a mentira e a hipocrisia. Não concordo que nas redes sociais se minta mais, por causa do suposto encobrimento de identidade. Os enganos são tão perigosos como quem lida dia a dia com outros vendedores de mitos, de carne e osso, que nos mentem e trapaçam-nos olhos nos olhos. O que têm em comum estes seres virtuais e reais é que na hora da verdade encolhem-se na toca como ratos que são.
Bem-haja o meu café e o tempo que levei a que ele fizesse sentido!

Sem comentários: