sábado, 12 de maio de 2007

Choque de liberalismo

In Sábado (10 a 16 Maio)

Sérgio Figueiredo na habitual rubrica Caras e Casos (leitura altamente recomendável)

Os debates ideológicos proporcionam momentos de grande importância e contemplação. Esquerda e direita. A actualidade dos conceitos. O que os divide. Aquilo que os define. Ainda. Apesar de tudo.
E neste saudável exercício de retórica, há sempre um culpado da crise: o liberalismo. A esquerda acusa. A direita defende. Os dois lados carregados de complexos. Porque a realidade é outra. Melhor, é antagónica, pois liberalismo é tudo o que Portugal não tem.

4 comentários:

cristina ribeiro disse...

Comprei a revista,não porque seja leitora habitual mas para ter o livro de crónicas de João Pereira Coutinho,e ainda não li o artigo recomendado,mas o excerto já é indicativo do que está em causa,qual o bode expiatório quando as coisas correm mal,mesmo quando,como diz o autor,não se vêem nem sombras dele,e o Estado continua a ser Rei...

Pedro disse...

Pois, Cristina, se ainda fosse um "rei" justo, honesto e inteligente...

Pequena Papoila disse...

" (...) pois liberalismo é tudo o que Portugal não tem."
Não tem, mas terá se houver boas práticas políticas, nesse sentido, e deixar de existir o sempre eterno debate contemplativo, retórico e ideológico/faccioso entre a esquerda e a direita.

Pedro disse...

Áurea, não vejo jeitos de o debate faccioso acabar. Pois ele é uma maneira de ir adiando indefinidamente as reformas necessárias.