quarta-feira, 30 de julho de 2008

Mau humor da semana II

Talvez tendo como origem os resquícios do puritanismo protestante na sua versão mais castradora e autoritária, está muito na moda nos tempos correntes, entre a "laicidade" e entre ateístas denegrir os monumentos contemporâneos dedicados a Cristo. Nomeadamente, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Cristo-Rei, em Almada. Os ventos da laicidade e da pseudo-sofisticação expressa por larachas cheias de autoridade e de chavões propiciam a sanha ignorante e inquisidora.
Ignorando as obras quer de Paul Landowsky (escultor participante no Redentor) como de Francisco Franco de Sousa (arquitecto autor do projecto Cristo-Rei), as críticas entram em anacronismo fácil ao ignorar o espírito de uma época, tão ridículo como se desatássemos a denegrir os monumentos góticos europeus, pertencentes de modo indiscutível ao património da Humanidade.

Há quem goze com o peditório feito pelo Estado Novo com o objectivo de erigir o Cristo-Rei. Descansem, pois hoje em dia, ninguém se daria a esse trabalho, indo de imediato ao erário público em projectos de derrapagem orçamental incalculável e roubos impunes. Não precisam de exemplos, pois não?

1 comentário:

Unknown disse...

Eu queria dar uma sugestao de post, mas não consegui encontrar seu e-mail no blog então vou
postar aqui mesmo :) Eu achei uma lista mega-hilária dos 10 videos de brigas em programas de TV
e gostaria que vc desse uma olhada e talvez postasse no blog pra galera discutir. Vale a pena ver
Toma aí o link: http://www.weshow.com/top10/pt/humor/top-10-melhores-brigas-em-programas-de-tv-de-todo-o-mundo