O Pedro lá desencanta ou desencalha estas preciosidades, que nos fazem sorrir, pelo surrealismo e caricato que contém. É Portugal eterno... Ontem... Hoje e amanhã, no seu melhor! :)))
Fazia parte da "Noite da má Língua" e era uma reportagem do Vítor Moura Ramos, se não estou em erro. Ainda tenho para aí uma cassette com isto gravado. Já não via estas imagens há anos mas, como dizes, podiam ser feitas hoje. Se isto não é o povo, onde é que está o povo?
O que me fez e faz sorrir sarcasticamente, não é só a preciosidade e os preciosismos/tesourinhos contidos no vídeo, mas também, por existir muita "boa gente" que enche a boca com a palavra povo (muito especialmente os políticos, que se dão ao trabalho - para caçarem votos de uma forma populista e falaciosa/demagógica -, de se deslocarem aos mercados e às feiras, não fazendo rigorosamente nada em prol do bem-estar do tão aclamado povo; porém o Zé-Povinho que não é parvo, e, nunca foi -, embora sendo às vezes iletrado, não obstante, mostrarem uma sabedoria que só a experiência de vida acumulada lhes dá -, atira-lhes para a cara (como se de tomates e ovos podres, se tratasse) com o incumprimento das vãs "promessas" em tempos de eleições (aliás, os tais políticos bem merecem a peixe irada e os impropérios do dito povo, que eu prefiro chamar de cidadãos deste País. Quanto ao programa da 'Noite da Má Língua' transmitido na SIC, que eu nem sempre via na altura, por questões de tempo, lembro-me perfeitamente dos seus intervenientes: Manuel Serrão, Rui Zink, Miguel Esteves Cardoso e Rita Blanco, moderados pela Júlia Pinheiro; programa esse, que era uma tertúlia de tom jocoso/humorístico e critica satírica bem mordaz/acutilante (social/política) à sociedade Portuguesa e seus diversos intervenientes, de então; mas tal como no passado, aplicar-se-ia notavelmente, no presente.
A saudosa crónica do VMP chamava-se "Porcos no Espaço" e era sem margem para dúvidas a melhor parte da "Noite da Má Língua"... Verdadeiros tesourinhos ;D
6 comentários:
O Pedro lá desencanta ou desencalha estas preciosidades, que nos fazem sorrir, pelo surrealismo e caricato que contém.
É Portugal eterno... Ontem... Hoje e amanhã, no seu melhor! :)))
Fazia parte da "Noite da má Língua" e era uma reportagem do Vítor Moura Ramos, se não estou em erro.
Ainda tenho para aí uma cassette com isto gravado.
Já não via estas imagens há anos mas, como dizes, podiam ser feitas hoje.
Se isto não é o povo, onde é que está o povo?
Abraço
Pois, Áurea, preciosidade e tesourinhos como este não desperdiço. Apesar do constante contacto diário com os intervenientes principais: o povo.
Sininho
É verdade, sim senhor. Era a crónica semanal do Vítor Moura Pinto. Ele terminava sempre dizendo: "E assim vão as glórias do Mundo".
Vítor Moura PINTO, exactamente.
"SIC transit gloria mundi".
O que me fez e faz sorrir sarcasticamente, não é só a preciosidade e os preciosismos/tesourinhos contidos no vídeo, mas também, por existir muita "boa gente" que enche a boca com a palavra povo (muito especialmente os políticos, que se dão ao trabalho - para caçarem votos de uma forma populista e falaciosa/demagógica -, de se deslocarem aos mercados e às feiras, não fazendo rigorosamente nada em prol do bem-estar do tão aclamado povo; porém o Zé-Povinho que não é parvo, e, nunca foi -, embora sendo às vezes iletrado, não obstante, mostrarem uma sabedoria que só a experiência de vida acumulada lhes dá -, atira-lhes para a cara (como se de tomates e ovos podres, se tratasse) com o incumprimento das vãs "promessas" em tempos de eleições (aliás, os tais políticos bem merecem a peixe irada e os impropérios do dito povo, que eu prefiro chamar de cidadãos deste
País.
Quanto ao programa da 'Noite da Má Língua' transmitido na SIC, que eu nem sempre via na altura, por questões de tempo, lembro-me perfeitamente dos seus intervenientes: Manuel Serrão, Rui Zink, Miguel Esteves Cardoso e Rita Blanco, moderados pela Júlia Pinheiro; programa esse, que era uma tertúlia de tom jocoso/humorístico e critica satírica bem mordaz/acutilante (social/política) à sociedade Portuguesa e seus diversos intervenientes, de então; mas tal como no passado, aplicar-se-ia notavelmente, no presente.
A saudosa crónica do VMP chamava-se "Porcos no Espaço" e era sem margem para dúvidas a melhor parte da "Noite da Má Língua"...
Verdadeiros tesourinhos ;D
Enviar um comentário