quinta-feira, 31 de maio de 2007

Coincidências curiosas e um cartaz que deu brado...

No ido dia 23 de Fevereiro deste mesmo ano escrevi este post acerca da notícia sobre o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, decretado pela UE, a propósito do qual governo português iria despender de 76 milhões de euros do novo quadro comunitário de apoio (QREN 2007-2013) para a celebração e promoção de iniciativas relacionadas com o tema.

Curiosamente vejo neste mesmo ano celebrado por uma determinada jota o Dia Mundial Contra a Homofobia, com direito a outdoor e sabe-se lá mais o quê. Este mesmo cartaz que já deu um fuss danado aqui e, por inerência da citação, aqui.

Claro que sendo impossível dispor de provas que pudessem evidenciar a relação entre o dito cartaz e os fundos comunitários em questão, tudo isto não passa de uma constatação de uma interessante coincidência.

No caso de haver mesmo relação entre ambas as coisas, na minha opinião há algo de repudiante nisto tudo:

  • Antes de mais, e para além de qualquer suspeita pertinente ou não, os fundos comunitários de apoio são um recurso para ser despendido no nosso país com o objectivo óbvio de o desenvolver, com estruturas, no combate à pobreza, na educação, no urbanismo, entre um rol indefinido de coisas, entre as quais acho no mínimo discutível caber campanhas contra a discriminação. Não obstante o facto de me repugnar qualquer tipo de discriminação ou desigualdade de oportunidades imposta a algum concidadão meu com base em raça, religião, sexo ou orientação sexual. Apenas penso que não será o dispêndio de 76 milhões de euros em outdoors, brindes, e demais parafernália a solução.

  • Tendo sido escolhido o destino destes milhões de euros em fundos comunitários de apoio em campanha de combate contra a discriminação, esta mesma campanha devia ser isenta de política partidária, sendo o objectivo dela a divulgação das ideias (fossem quais fossem) que combatessem a dita discriminação e promovessem a igualdade de oportunidades e não a divulgação de agremiações políticas e derivados. Sei que os partidos políticos em Portugal têm financiamento do Estado. Porém, uma coisa é a subvenção que estes recebem, outra completamente distinta é um determinado fundo comunitário de apoio que tem objectivos específicos.

4 comentários:

Sérgio Aires disse...

E se fumarem? Sim, se fumarem continuam a ser "iguais a ti"? Passa lá por casa e verás a surpresa. Abraço

Pedro disse...

Mmmmm... Não me parece. Isto são moças muito dentro do sistema. Fumar só se for marijuana ou haxe, tabaco nunca!

Filipe Melo Sousa disse...

thankx pela dica Pedro! Vou investigar um pouco a partir daqui, e regresso ao tema no Small Brother ;)

acho que tu és das poucas pessoas que me consegue entender honestamente sobre este tema :)

Pedro disse...

Força, Filipe! :))))